BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 10 de abril de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL

Teste de Língua Portuguesa

O Cobrador
O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.
- Você pode chamar seu pai? - solicitou o cobrador.
- Meu pai não está em casa - respondeu o garoto.
- Como não está? - recuou espantado o comerciante - Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!
- Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu.

Tomando banho
O Manuel está tomando banho e grita para Maria:
— Ô Maria, me traz um xampu!
E Maria lhe entrega o xampu. Logo em seguida, ele grita novamente:
— Ô Maria, me traz outro xampu.
— Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem!
— Eu sei! É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus.


Três da tarde
Dois baianos estão encostados numa árvore na beira da estrada.
De repente passa um carro a toda velocidade e deixa cair uma nota de cem reais que sai voando e cai do outro lado da estrada.
Depois de cinco minutos um baiano fala para o outro:
— Ô meu rei, se o vento mudar, a gente ganha o dia, oxente!



1. Os textos provocam no leitor:
a. O riso b. preocupação com o comportamento c. a necessidade de leitura
2. As anedotas tratam, respectivamente de:
a. Inadimplência, preguiça, erro de interpretação
b. Ambição, excesso de velocidade, preguiça
c. Preguiça, dinheiro, cuidado com os cabelos
d. Inadimplência, erro de interpretação, preguiça
3.No primeiro texto:
a. O cliente saiu de casa porque não sabia que o cobrador poderia aparecer para cobrá-lo.
b. Escondeu-se porque viu o cobrador
c. O menino não viu o memento em que o pai se escondeu.
d. O cliente tinha a intenção de pagar o que devia.
4.Na oração “O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta”. O sujeito da oração è:

a. Mercadinho
b. Casa
c. Freguês
d. O dono do mercadinho

5. Um garotinho veio atender à porta. Nessa oração o sujeito é:
a. simples b. composto c. indeterminado d. desinencial
6. Na oração “Há xampus para cabelos secos”, o sujeito é:
a. indeterminado b. simples c. oração sem sujeito d. desinencial
7. Qual enunciado a seguir não pode ser considerado oração?

a. Ô Maria, me traz um xampu! C. Onde está seu pai?
b. Que homem esperto! D. Você pode chamar seu pai?
8. Associe:
a. sujeito simples
b. desinencial
c. oração sem sujeito
d. composto
e. Indeterminado
( ) Meu pai não está em casa.
( ) O pai e o menino estavam em casa.
( ) Quebraram a porta da casa amarela.
( ) Havia pessoas naquela casa.
( ) gosto de um bom livro
9. Reescreva todas as formas verbais do segundo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger