BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 11 de abril de 2010

PLANO DE AULA DE LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
1º PERÍODO

OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Gênero e discurso
• Prática de análise literária
• Conhecimentos lingüísticos
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
• Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante as estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
• Analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre a linguagem coloquial e formal.
• Respeitar e preservar as manifestações da linguagem, utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com as suas diferentes visões de mundo; e construir categorias de diferenciação, apreciação e criação.
• Reconhecer o Trovadorismo como a primeira manifestação literária do idioma (galego-português português).
• . Distinguir as cantigas de amigo, amor, escárnio e maldizer.
• . Reconhecer, na Literatura Contemporânea Brasileira, características herdadas das canções medievais


CONTEUDOS BÁSICOS:
• Linguagens entre textos;
• O que é Literatura
• A história da Literatura
• Funções da Literatura
• Os gêneros literários e suas características
• Trovadorismo
• Regras básicas de versificação e escansão
• As diferentes gramáticas
• Língua culta e coloquial
• Adequação e inadequação lingüística
• Noções de variação lingüística
• Figuras de linguagem
• Denotação e conotação
RECURSOS
• Jornais
• Internet
• DVD
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo
ATIVIDADES SEQUENCIADAS
• Leitura e análise de textos
• Produção textual
• Exposição de textos produzidos pelos alunos
• Introdução ao estudo da Literatura (gêneros, função, literatura e realidade) através de textos variados
• Leitura, interpretação e comparação entre textos
• Estudo de variações lingüísticas
• Analise de textos conotativos e denotativos
• Identificação das principais figuras de linguagens em textos literários e musicas atual
• Estudo da regras de escansão
ATIVIDADES PERMANENTES
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros e de jornal.
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos
PROJETOS DIDÁTICOS
• Produção de jornal-mural utilizando gêneros textuais diversos
• Analisar a época do Trovadorismo e sua contribuição para as músicas atuais
• Dramatização envolvendo as variedades linguísticas

SUGESTÕES METODOLÓGICAS
• Produzir jornal em grupo e apresentar na turma
• Leitura e comparação de textos
• Elencar textos pertencentes a cada gênero literário identificando as características de cada gênero
• Relacionar os assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem moderno
• Promover dramatizações
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger